Caindo no Windsurf
Artigo extraído da seção “The Skinny” por Graham Ezzy, ilustrado por Don Jackson, revista Windsport – Edição Spring 2010.
Windsurf é repleto de quedas. Quero dizer, a maioria das pessoas cai ao menos 10 vezes antes de conseguir se deslocar o primeiro metro, e aprender o jibe significa cair umas 1.000 vezes. Poderíamos inclusive renomear o esporte como Fallsurfing (Cairsurfing no original). E é precisamente este ato de cair que faz o Windsurf ser melhor que outros tantos esportes e windsurfistas melhores que tantas outras pessoas (isto mesmo, melhores), porque não ter medo de cair é a chave para o sucesso em qualquer esporte, arte ou profissão.
Qualquer grande velejador ao aprender uma nova manobra tem em mente: Cair um monte. Quanto mais rápido quiser aprender a manobra, mais terá de cair. É impossível evoluir neste esporte sem cair, que o digam os grandes campeões.
Ao aprender uma nova manobra, cada queda traz uma nova parcela de informação sobre onde ocorreu o erro, o que fazer para corrigir e somente com esta sucessão de quedas (e aprendizado) e muita, mas muita paciência e determinação é que se chega ao resultado final.
Muitos outros esportes também exigem a queda para aprender e como exemplo pode ser citado o skateboard, mas o windsurf aparentemente é o melhor. Inicialmente porque a água é mais macia que o cimento. Segundo porque a queda na água raramente implica em ossos quebrados ou cortes profundos. Por esta razão, cair é mais do que nada um machucado no Ego do que no corpo.
Para complementar, o windsurf possui uma infinidade de manobras a serem aprendidas, o que significa que você nunca vai parar de cair. Todos, sem excessão, desde o iniciante tentando se equilibrar na prancha, passando pelo intermediário aprendendo o jibe até o profissional desenvolvendo novas manobras, estão constantemente caindo.
Cair é a essência da vida. A ciência requer múltiplas falhas e tentativas antes de atingir seus resultados. A evolução se baseia na mutação das espécies que cria uma variedade muito grande de animais imperfeitos, e desta variedade somente os genes mais fortes sobrevivem. Este modelo de queda que leva ao aprendizado pode ser visto em qualquer lugar, por esta razão é necessário para o aperfeiçoamento.
Então, para aprender você precisa cair. E a melhor maneira de aprender é com o windsurf. Portanto, cada um neste mundo que estiver tentando melhorar deveria aprender o windsurf.
Abraço a todos e Bons Ventos,
Carlos Jürgens
Comentários